Objetivo atual: 74kg
O peso de quando casei.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Não consigo viver sem?

Quem já não se pegou falando: "Eu não consigo viver sem pão, sem arroz, sem doces, sem isso e sem aquilo e por isso não consigo emagrecer."
Eu por diversas vezes já disse isso e a partir de hoje quero continuar falando... Sim eu sou teimosa e vou continuar falando.
Só que  frase irá mudar um pouquinho. De hoje em diante será assim: "Não consigo viver sem pão integral, arroz integral, leite desnatado, gelatina light, chá de ervas ou hibisco, água, banana, mamão, laranja e tudo o mais que é saudavel pra minha vida."
Eu lembro que quando eu era criança tinha muitas coisas que eu não comia e hoje eu como. Um exemplo disso é o quiabo, a berinjela, a ervilha e se eu continuar a listar aqui vou lembrar de muita coisa.
Quando nascemos não conhecemos sabor ou paladar dos alimentos. O nosso único alimento é o leite materno e em alguns casos leite artificial. E com o passar do tempo nossas mães iam acrescentando outros tipos de alimentos nas nossas refeições.

Eu tenho vivido essa experiencia com o Caio hoje. Assim como nós ele está aprendendo a comer e eu como mãe tenho feito de tudo pra deixar o melhor aprendizado pra ele em termos de alimento saudavel.
A mamadeira dele nunca fiz com açucar. Sim... Caio toma leite sem açucar. Nunca dei refrigerante pra ele e sempre fico atenta para ninguem da familia dar. Não gosto quando são doces pra ele (balas, pirulitos, etc...).
Sei que tudo isso que estou fazendo um dia pode ter sido em vão... Mas eu quero que ele cresça sentindo prazer em comer e beber coisas saudaveis.
E assim como ele está aprendendo a comer, assim eu também estou. Estamos aprendendo juntos.
Hoje pela manhã comi meu pão integral com queijo cottage e um copo de leite desnatado com nescafe e adoçante e comi também 1/2 mamão papaya. Caio já havia tomado a mamadeira dele (desjejum) e assim que viu eu comendo o mamão já se interessou e compartilhou da fruta comigo. Fico feliz ao ve-lo comendo coisas saudaveis.
Tem gente que fala assim: "Ai tadinho...". Tadinho porque? Ele nem sabe que sabor tem. E é claro que geralmente não o deixo ver ninguem comendo, porque não é porque ele não sabe o sabor que não sinta vontade. Tudo é questão de não deixa-lo ver agora que está aprendendo. E geralmente quando ele vê eu deixo ele provar e geralmente ele não aprecia muito o sabor do doce.
Essa semana subindo a rua da minha casa encontrei a visinha com o filho dela de 1 ano e meio. Ele estava comendo chocolate. Caio viu e eu dei pra ele provar. Foi eu colocar na boca que ele já soltou pra fora.
Então é isso... Hoje deixo essa ideia de que podemos viver sem todas as coisas que imaginamos que não poderiamos sim. É só questão de reaprender.
Vamos reaprender juntos?

Bjs.

19 comentários:

  1. Adorei esse post, nunca é tarde para reaprendermos o caminho que nos faz saldáveis, mesmo já tendo desviado dele.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou reaprendendo tudo. E não está sendo nada facil. Acho que o caminho é mesmo por aí.... ter pais conscientes em dar o melhor e mais saudavel para os filhos. Depois que eles crescerem, eles farão suas escolhas, mas por enquanto vc é responsavel pelos seus filhos. Parabéns. E vamos juntas reaprender a gostar das coisas saudaveis. bjo

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! E vou tentar tb mudar esses meus hábitos.. Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Ola Querida,Boa Noite!
    Vim retribuir seu carinho:)
    Amei seu cantinho e ja te sigo!
    Muito dificil viver sem essas delicias,mas se vc consumir em 1 refeicao por dia o peso diminui.
    E os doces so aos finais de semana
    Meus filhos nao tomavam nada com acucar,hoje eles exageram como estao grande 18 e 14 anos eles nao me ouvem e comem a vontade..aiai como eh complicado..rsrs
    Conte Comigo:)
    Bj no coracão!

    ResponderExcluir
  5. Realmente, seu post me fez refletir muito! Bjs e vamos devagar e sempre!

    ResponderExcluir
  6. É verdade amiga!!! Vc esta coberta de razão, nunca é tarde pra gente aprender algo, a persitencia se torna habito, é só uma questão de tempo.
    Quanto ao Caio, excelente atitude, eu me arrependo um pouco de ter apresentado o chocolate para o Gui, ele hj com 5 anos é chocolatra, acredita? Apesar de ter feito muitas coisas certas, amamentar até 6 meses (ele só tomava o meu leite), sopinhas gostosas, muitsa frutas e vegetais, sinto que pequei em algumas coisas. Se eu tivesse outro filho, faria algumas coisas diferentes...Mas errar faz parte, agora luto para que ele aprenda a gostar de determinados alimentos que antes ele gostava...Mas n é facil educar os pequenos no que diz respeito a alimentação...
    Mais uma batalha diária...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. É verdade amiga!!! Vc esta coberta de razão, nunca é tarde pra gente aprender algo, a persitencia se torna habito, é só uma questão de tempo.
    Quanto ao Caio, excelente atitude, eu me arrependo um pouco de ter apresentado o chocolate para o Gui, ele hj com 5 anos é chocolatra, acredita? Apesar de ter feito muitas coisas certas, amamentar até 6 meses (ele só tomava o meu leite), sopinhas gostosas, muitsa frutas e vegetais, sinto que pequei em algumas coisas. Se eu tivesse outro filho, faria algumas coisas diferentes...Mas errar faz parte, agora luto para que ele aprenda a gostar de determinados alimentos que antes ele gostava...Mas n é facil educar os pequenos no que diz respeito a alimentação...
    Mais uma batalha diária...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. É verdade!!!
    Quando eu era pequena eu tambem não comia beringela e agora adoro.
    Vou tentar acertar mais no que eu como.
    Brijos

    ResponderExcluir
  9. Ps...
    Eu estava com muitas saudades.

    ResponderExcluir
  10. Ta certissima Martinha, a gente tem que ser exemplo pra eles que se espelham e =m tudo que fazemos. Não eh facil viver neste mundo sem ser escravos destas guloseimas, mas é possivel. E se é possivel vale muito a pena tentar,ne? Aqui em casa o Miguel gosta de comer com a gente a mesa na hora das refeições, por isso procuro fazer coisas gostosinhas e saudaveis pra que ele tambem possa comer sem comprometer a sua saude e seus habitos alimentares no futuro!
    Beijos, fique bem!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marta, voce esta certissima!! :-)
    E acho que seu esforço nao sera em vao nao, conheco muitas pessoas que cresceram sem refrigerante e hj ate bebem mas nao gostam muito, fica mesmo só para de vez em quando!
    Tb farei isso com meus filhotes quando eles vierem! ^^
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Acho que vc tá certa... ta sendo uma boa mãe, e dando o melhor pro seu filho... eu te apoio...
    quando ele tiver maiorzinho, terá a chance de fazer as escolhas dele...por enquanto, está apoiada...
    uma ótima quarta...com cara de segunda né...hehe...bjs

    ResponderExcluir
  13. Vc esta certíssima, acho que muito de nossa alimentação são costumes que trazemos de casa conforme nossa educação e certamente a geração do Caio vai ser mais consciente.
    Nós somos a geração Coca-Cola.

    ResponderExcluir
  14. Marta muito bom seu post,nossa de uma forma geral é verdade quando a gente tem atitudes de bons hábitos transferimos eles para os nossos filhos; aqui por exemplo o Ytalo tomava leite com açúcar e eu depois de 10 anos tive o Yago que já não toma leite com açúcar e também não gosta tanto de doce nem come, aprendi e hj uso em minha casa o Ytalo sofre bem com isso mas vai se acostumar. E assim vai a minha RA aos poucos vai criando novos hábitos para todos em casa.
    bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  15. Bom nem precisava dizer mas vou: Amei seu post!!!
    eu tento fazer com meu filho de 2 anos o mesmo q vc faz com o Caio sim e tem gente q até me critíca mas fazer o q?
    Vamos nós reaprender simmm amiga
    bjusss e Desistir Jamais

    ResponderExcluir
  16. Aproposito tem uma surpresa no meu blog para vc.

    ResponderExcluir
  17. É isso aí, se tivessemos sido acostumadas desde criança, com certeza nossa realidade seria outra. Mas, não culpo meus pais não. Afinal na época deles era sinônimo de ser saudável.
    Bj Enê emagreSER Saudável e Feliz.

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com vc, mesmo eu tendo começado minha r.a com meu filho já tendo 4 anos, ainda assim consegui apresentar a ele coisas saudáveis e ele tomou gosto por coisas que crianças na sua idade não gostam, ele come salada verde, gosta de suco light, frutas e legumes, não tenho problema algum com ele nesse sentido.
    Mas ainda assim ele come chocolate e outras guloseimas, mas td com moderação pq sempre explico a ele que td d+ faz mal e engorda, e ele já fica ligado.
    Quando vai comer algo me oferece e já me mostra as calorias kkk
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, comentario e seu carinho, que só me encoraja a emagrecer cada dia mais e mais.